As Radiografias extrabucais tem contribuído na Odontologia para o diagnóstico, planejamento, prognóstico e o tratamento das afecções da cavidade bucal.
Caracterizam-se por serem posicionados no equipamento de raio x, fora da boca do paciente.
ATM
Radiografia da articulação temporomandibular. Geralmente solicitada para análise da articulação da mandíbula com o crânio, avaliação do grau de movimentação e a relação com as estruturas circunvizinhas.
Este exame é realizado com a boca aberta (máxima abertura), fechada e repouso (em oclusão), e apresenta as vistas longitudinais e transversais.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA
Radiografia em 180 graus, que abrange todos os dentes e as regiões ósseas adjacentes, fornecendo uma ampla imagem da boca.
É um exame comumente solicitado por Cirurgiões Dentistas para o início do tratamento odontológico por permitir a visualização de toda região dento alveolar e estruturas adjacentes de interesse em um único exame.
RADIOGRAFIA PANORÂMICA PARA IMPLANTE
A partir da radiografia Panorâmica é feito o traçado anatômico de acordo com as áreas de maior interesse para o Implantodontista, como a fossa e espinha nasal anterior, palato duro, seios maxilares, rebordo alveolar superior e inferior, canais mandibulares e base da mandíbula. Também é feita a medição da altura óssea disponível nas áreas sugestivas para colocação dos implantes.
RADIOGRAFIA DE MÃO E PUNHO (ÍNDICE CARPAL)
Visa avaliar o estágio de crescimento do paciente e relacionar sua atual fase de crescimento com o pico de crescimento da puberdade, fornecendo informações sobre o potencial e previsão cronológica de crescimento máximo.
Geralmente usada para tratamento onde é necessário aproveitar o crescimento esquelético do paciente.
TELERRADIOGRAFIAS LATERAL E FRONTAL
São utilizadas para a visualização dos ossos da face e crânio, onde o paciente é posicionado em norma lateral ou frontal.
Sobre estas incidências são realizadas análises cefalométricas para avaliação de processos patológicos e traumáticos, crescimento, desenvolvimento, relação esqueletal, simetria e estudos das adenoides, auxiliando o diagnóstico e tratamento em diversas áreas da Odontologia, como a Ortodontia, Ortopedia facial e Cirurgia Bucomaxilofacial.